Entendemos que somos os trabalhadores da décima primeira hora na vinha do final dos tempos do Senhor e que, embora nossos salários não sejam conhecidos antecipadamente, sabemos que nosso mestre é generoso. Temos visto como Jesus e Paulo viveram e descobrimos a fundação da fé para as finanças na obra terminada da Cruz. Isaque nos mostra como ter uma atitude correta de perseverança através das tentativas, antes de obter a prosperidade, e não simplesmente a idéia moderna de nomear uma bênção desejada, chamar por ela e esperar que alguém venha dá-la para nós. Aprendemos sobre a moeda da fé de Isaías. O que faremos na prática?

1. Crer no Senhor

Mantermos nossas vidas sem o amor ao dinheiro e nos contentarmos com aquilo que temos porque Deus disse,
“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” Hebreus 13:5-6
Devemos insistir em Sua palavra em face de circunstâncias contrárias, em perseverança e, mais cedo ou mais tarde, as circunstâncias mudarão e não a verdade da palavra de Deus.

2. Ter Fé em Deus

Buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça e todas as coisas nos serão acrescentadas. Coisas, coisas sólidas de verdade. Se você já carece das ‘coisas’ de que precisa, deve se perguntar se está buscando realmente o reino de Deus e Sua maneira justa de fazer as coisas.
A Teologia de Maria Para a Provisão
Maria, a mãe de Jesus tinha uma teologia eficaz. Ela disse, “Fazei tudo quanto Ele vos disser.” João 2:5

A Fé de Paulo Para a Provisão
Paulo disse a seus amigos em Filipos “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4: 19. Este é o seu testemunho honesto após anos de dificuldades e viagens pelo evangelho. Veja a lista de aventuras de Paulo em II Coríntios 11: 23-29
Após tantas experiências em que Deus foi seu único apoio, Paulo afirmou que ‘somente meu Deus, não minha nação ou minha religião satisfará todas as minhas necessidades. ’ Quando Paulo disse ‘todas’ ele quis dizer tudo e observou que o suprimento seria ‘segundo as suas riquezas’, assim afirmando-nos de que no céu não existe escassez. Paulo acrescentou ‘por Cristo Jesus’ dando-nos a origem de nossa fonte.

3. Viva Uma Vida Agradável Para O Senhor

A igreja em Laodiceia estava tão longe de Deus que Jesus teve que bater na porta do lado de fora e esperar que alguém de dentro pudesse ouvi-lo. Apocalipse 3:20. Mas nossas vidas devem ser tão limpas, que se tornem lugares acolhedores que Deus se agrade em habitar, e nos fale com freqüência. Paulo disse aos Filipenses como fazer:
1. Relacionamentos adequados uns para com os outros trazem quietude interior para nos possibilitar ouvir a Deus.
2. Uma vida de louvor e ações de graças faz Deus sentir-se em casa.
3. Uma vida de oração e companheirismo com Deus nos traz Suas respostas.
4. Existe grande vantagem em mantermos nossa mente pura, porque ela estará aberta aos sussurros do Espírito.
5. Aprender a nos contentarmos na prosperidade e na pobreza. O contentamento não é fácil. É um segredo a aprender.
6. Aprendermos a dar e receber. Para alguns dar é difícil, mas para as pessoas orgulhosas, receber é ainda mais difícil. Deus tem um método de preparar viúvas e piolhos para humilhar o coração orgulhoso.
Porque ele sabe que os Filipenses estavam almejando viver de modo que pudessem dizer com confiança que, “meu Deus satisfará todas as nossas necessidades..” de Filipenses 4:2-20.
4. Superando Sentimentos Negativos
Devemos nos arrepender de qualquer atitude de indignidade que podemos achar dentro de nós. Ao nos chamar, Deus já nos declarou dignos de sermos Seus ajudadores. Não devemos nos sentir fracos ou intimidados pela força de outras pessoas. Lembre-se de que Deus escolhe, usa e transforma as pessoas fracas. Devemos romper com toda a independência e orgulho que Deus odeia, e preferirmos a interdependência com Deus e com o seu povo. Eclesiastes 4:9-12.
5. Combater a Pobreza Com Guerra Espiritual
Quebrar toda maldição antiga e atual de empobrecimento, e toda pressão demoníaca pela oração em nome de Jesus. Aplique o sangue de Cristo contra os espíritos malignos dominantes, que tentam limitar o progresso do evangelho através do empobrecimento dos servos de Cristo.
6. Fale com Montanhas, Rios e Rochas.
Fale regularmente com cada montanha de insuficiência e empobrecimento, e ordene que se movam, no nome de Jesus. Persevere até que aconteça. Marcos 11: 22-23
Fale com o rio que alegra a cidade de Deus, Jerusalém, que não tem rio natural próprio. Ordene que o rio de Deus flua em sua vida para irrigar aos outros. Salmo 46:4
Fale com a rocha, na qual a igreja está fundada: Mateus 16:18, e a água fluirá. Nunca bata nem em Cristo nem na igreja em um ataque de frustração. Números 20:8-11.
A guerra espiritual significa o mesmo, em público e em privado. Pague suas contas em dia e mantenha registros honestos. II Coríntios 8:21
7. Agora Libere Sua Colheita
Faça-o dando alegre e extravagantemente em nome de Jesus. II Coríntios 9:6-8
Não roube a Deus, sempre dê o dízimo, Malaquias 3: 8-12. Deuteronômio 14: 22-29.
Primícias, Deuteronômio 18:4, Provérbios 3:9
Semear ofertas em abundância. II Coríntios 9:6
Não esquecer os pobres, Deuteronômio 15:7-10
www.worldchristians.org/portugues/p-48.htm